Leão XIV: norte-americano Robert Prevost é eleito como papa

Robert Prevost é o primeiro papa norte-americano da história (Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters)

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito como 267º papa após a terceira votação do Conclave nesta quinta-feira, 8. O novo pontífice se apresenta como Papa Leão XIV.

Segundo a agência de notícias do Vaticano, o anúncio do novo papa foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, cerca de uma hora depois da fumaça branca surgir da Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais haviam chegado a um consenso.

Em seu discurso, o novo pontífice agradeceu aos cardeais que o elegeram e ao Papa Francisco, seu antecessor. Além disso, se pronunciou em espanhol, agradecendo a Diocese de Chiclayo, no Peru – onde serviu como bispo.

“Devemos buscar juntos como ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, dialoga, sempre aberta para receber como esta praça com os braços abertos. A todos, a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo e do amor.”, discursou o Papa Leão XIV.

Próximos passos

Segundo o Vaticano, após a aparição de Robert Francis Prevost na janela da Basílica de São Pedro, ele retorna à Capela Sistina, onde inicia-se uma breve cerimônia, introduzida pela saudação do cardeal mais antigo da Ordem dos Bispos.

O cardeal-sacerdote mais antigo lê então uma passagem do Evangelho, que pode ser “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” ou “Apascenta as minhas ovelhas”. O protodiácono, em seguida, oferece uma oração pelo papa recém-eleito.

Logo depois, todos os cardeais eleitores, em ordem de precedência, aproximam-se para saudar o novo pontífice e jurar-lhe obediência. A cerimônia termina com o canto do Te Deum, conduzido pelo próprio papa recém-eleito.

Quem é Robert Prevost?

Nascido em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, o Papa Leão XIV é o primeiro pontífice norte-americano da história. Estudou na Catholic Theological Union em Chicago, graduando-se em Teologia, e , aos 27 anos, foi enviado por seus superiores a Roma.

A partir do ano de 1985, o pontífice iniciou sua jornada no Peru, sendo enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, e, no ano seguinte, ingressou na missão de Trujillo, como diretor do projeto de formação comum para os aspirantes agostinianos dos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac.

No ano de 2014, o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo e, em 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo pontífice argentino. Em 2023, o antigo papa o chamou a Roma como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a arcebispo.

Em fevereiro de 2025, ele foi promovido à ordem dos bispos pelo Pontífice argentino, obtendo o título de Igreja Suburbicária de Albano. Durante a última hospitalização de seu predecessor no hospital ‘Gemelli’, Prevost presidiu o rosário pela saúde de Francisco em 3 de março na Praça São Pedro.

 

Por Carol Mundim e Verlane Estácio

Com informações da Agência Brasil e Vaticano News

O post Leão XIV: norte-americano Robert Prevost é eleito como papa apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.