O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (8/5), afirmou que as tarifas aplicadas pelos EUA à China não subirão. A fala é feita antes da primeira rodada formal de negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, prevista para o fim de semana.
“Não dá para subir mais. Está em 145, então sabemos que vai cair”, disse Trump, após anunciar um acordo comercial com o Reino Unido.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o negociador-chefe comercial Jamieson Greer se encontrarão com o czar econômico da China, He Lifeng, na Suíça neste fim de semana para iniciar negociações referentes as altas tarifas impostas por ambas nações.
Atualmente, sobre os produtos chineses que entram nos EUA é aplicada uma tarifa de 145%. Enquanto isso, a China impôs uma tarifa mínima de 125% sobre a maioria dos produtos dos EUA.
Esta é a primeira vez, desde que o presidente Donald Trump intensificou a guerra comercial com a China, que ele diz estar disposto a se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping.
“Talvez sim, claro, dependendo do que Scott disser”, respondeu Trump a um repórter que perguntou se ele falaria com Xi depois que o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Trump ainda destacou que espera que a reunião seja “muito substancial”.