O diretor do Instagram, Adam Mosseri, disse que o TikTok deu um “choque de realidade” na empresa e que é “a competição mais acirrada” que a rede social já enfrentou. O executivo relatou a relação entre as duas companhias durante seu depoimento no julgamento que acusa a Meta de práticas de monopólio no mercado de serviços de redes sociais, na quinta-feira (8).
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O novo episódio foi relatado pelo portal The Verge.
A empresa de Mark Zuckerberg passa por um julgamento feito a partir de uma acusação da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) que alega práticas de monopólio no setor de redes sociais pessoais pela Meta na compra do WhatsApp e Instagram.
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No depoimento, Mosseri remonta a relação do Instagram no mercado desde sua chegada na empresa, em 2018. O executivo relembra que a rede social passava por uma queda e estagnação preocupante no início de seus trabalhos, em parte, por conta da chegada do TikTok no mercado.
O avanço do app de vídeo da ByteDance acarretou em um declínio de 23% do tempo gasto pelos usuários dos Estados Unidos no Instagram em 2019.
Além disso, o executivo relatou que a pandemia foi um momento de expansão para o TikTok e que o Instagram precisou se adaptar rapidamente para alcançar a concorrente.
Instagram se diferencia por “conectar amigos”
O executivo do Instagram realçou que um dos maiores diferenciais da rede social é a conexão entre amigos. Mosseri apontou ainda que, apesar disso ser um fator que foi preterido diante da pressão competitiva, esse tipo de interação é uma característica essencial para o Instagram atualmente.
O diretor da rede social ainda defendeu que a compra do Instagram pelo Facebook, na época, pode ser considerada como “uma das melhores aquisições de todos os tempos”.
A compra, segundo Mosseri, permitiu que a rede social tivesse acesso aos recursos e experiência do Facebook e este, por sua vez, conseguisse ter contato com o talento dos fundadores do Instagram para criar produtos inovadores.
Meta vai ser obrigada a vender o WhatsApp e Instagram?
Caso a sentença do julgamento aponte que a empresa realizou práticas anticoncorrenciais na compras das suas plataformas, a Meta poderá ter que vender o WhatsApp e o Instagram.
Tal decisão, contudo, só ocorrerá após as semanas de juízo em que a FTC e a defesa da empresa apresentarão seus argumentos e, por fim, será definida a possível penalidade da Big Tech.
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