Ainda vale ser notícia na mídia?

A resposta é… vamos analisar o cenário juntos para que você, como decisor do seu negócio, tire suas próprias conclusões.

O primeiro passo é entender a relação do brasileiro com a imprensa, que apesar de inúmeras críticas, continua sendo amada.

E quem comprovou isso foi o “Digital News Report 2024”, um estudo global feito pelo Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo de Oxford, que rankeou o Brasil como o país com mais alto índice de credibilidade em notícias na América Latina, com 43% dos entrevistados confiando na mídia, uma porcentagem maior do que a média mundial (40%) e superior ou equivalente ao de nações como Alemanha, Suíça, Bélgica, Japão e Reino Unido.

Ok, você pode pensar que eu, como jornalista de formação, vou querer puxar a sardinha para o meu lado, mas, vou te trazer mais um dado, dessa vez com o viés de negócios: segundo levantamento do Google, o interesse de busca global por “melhor” ultrapassou com folga o pelo termo ‘barato”.

E, para ser visto como “melhor” por esses leads quentes, é preciso ter autoridade e credibilidade no seu mercado. E quem pode te dar isso? A imprensa! Bingo!

Imagino que esteja empolgado e vislumbrando todos os espaços que possa ser notícia, mas, antes de querer sair na mídia a qualquer preço, quero destacar três pontos essenciais para que o relacionamento torne sua marca mais forte:

  • Tamanho não é documento, o importante é seus clientes ideais consumirem seu conteúdo no veículos selecionado. Do que adianta ter uma audiência de 20 milhões se o público-alvo é diferente do seu?
  • Texto interessante para jornalista não é conteúdo comercial nem com gatilhos – eles odeiam. Seu material precisa seguir uma técnica de escrita jornalística, que é padronizada internacionalmente.

Disparador de release no máximo impacta no seu SEO porque o conteúdo publicado por ele vem com a sinalização da plataforma, porque é um espaço pago e não orgânico. Então, quem consumir entende como publicidade ao invés de matéria.

Passadas as recomendações, irei te explicar como uma matéria ou entrevista pode ser usada para construir seu posicionamento de marca mesmo após a publicação.

Um deles é como prova social, quando destacada na home do seu site e nos destaques de suas redes sociais.

O outro é via publicidade, ao alavancar esse conteúdo nas redes sociais para que seu público-alvo veja que você foi notícia e vá conhecer mais sobre o seu negócio ou o considere como prioridade de compra.

E por último, na nutrição de lead e funil de vendas, quando envia essas publicações, de forma personalizada por recorte de interesse. Além de reforçar a sua presença na mente deles, acelerará organicamente a tomada de decisão de compra de um prospects ou de nova aquisição por um clientes e ex-clientes.

Espero que esse nosso bate-papo tenha te ajudado a entender o poder de uma boa estratégia de relacionamento com a mídia e de como a assessoria de imprensa, que é o braço de comunicação que cuida disso, te auxilia na valorização de marca, receita e reputação.

E como disse Bill Gates em uma entrevista para a Forbes: “Se eu tivesse apenas o meu último dólar, eu o gastaria em assessoria de relações públicas [conhecida como assessoria de imprensa aqui no Brasil]”.

Luana Clara é sócia da LaPresse Comunicação.

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