O Festival de Cannes, uma das mostras de cinema mais importantes da indústria mundial, dá a largada para sua 78ª edição nesta terça-feira (13), na cidade homônima, localizada na Riviera Francesa.
- 3 filmes para conhecer Kleber Mendonça Filho
- Beau tem Medo | Tudo que você precisa saber sobre novo filme de Ari Aster
Em um ano marcado pela homenagem ao Brasil – eleito o país de honra do festival –, pela Palma de Ouro honorária à Robert de Niro e por cartazes duplos, com imagens de Um Homem, Uma Mulher de Claude Lelouch, Cannes se prepara para sediar até 24 de maio algumas das estreias cinematográficas mais aguardadas de 2025.
Embora alguns filmes sejam apenas exibidos no evento ou em mostras paralelas ao festival, muitos deles concorrem a títulos como o Grande Prêmio, que recompensa o filme de maior originalidade, ou o Prêmio do Júri, condecoração dada a algum título por toda a bancada da competição.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

O maior prêmio do Festival de Cannes, porém, é a Palma de Ouro, que em anos anteriores já foi vencida por longa-metragens como Anora, Anatomia de Uma Queda, Triângulo da Tristeza, Titane e Parasita.
Indicados à Palma de Ouro 2025
Em 2025, 22 filmes participam da competição principal do Festival de Cannes, disputando a tão sonhada Palma de Ouro. A seleção conta com longa-metragens de diversas nacionalidades, incluindo o Brasil, com o grande vencedor sendo revelado no último dia do festival, após o júri ter escolhido o favorito.
Confira abaixo todos os filmes indicados à premiação em 2025.
1. O Agente Secreto – Kleber Mendonça Filho

Ambientado em 1977, O Agente Secreto segue os passos de Marcelo (Wagner Moura), um professor especializado em tecnologia, dono de um passado misterioso, que aos 40 decide recomeçar a vida em Recife. Pouco depois de chegar à cidade, porém, Marcelo percebe que atraiu novamente o caos do qual queria fugir e está agora sendo espionado por seus vizinhos.
2. O Esquema Fenício – Wes Anderson
Protagonizado por Benicio del Toro e Mia Threapleton, O Esquema Fenício conta a história de Zsa-zsa Korda, um magnata pai de nove filhos, que decide deixar sua fortuna para sua única filha mulher, a freira Liesl. Antes disso, no entanto, a jovem deve ajudá-lo a consolidar seu novo empreendimento, entrando para isso na mira de terroristas, espiões e assassinos.
3. Eddington – Ari Ester
Longa-metragem de terror e suspense, Eddington se passa em maio de 2020, durante a pandemia do Covid-19. Estrelado por Pedro Pascal e Emma Stone, o filme é ambientado em uma cidade do Novo México, em que o xerife e o prefeito local entram em desavença, instaurando o caos entre seus moradores, incluindo um casal recém chegado.
4. Resurrection – Bi Gan

Longa-metragem chinês que conta com elementos de ficção científica, Resurrection se passa em um futuro em que a maior parte da humanidade perdeu a capacidade de sonhar. Nesse cenário, uma mulher encontra uma criatura que ainda consegue ter visões que mais ninguém pode, e decide adentrar seus sonhos a fim de descobrir o que se esconde ali.
5. Jeunes Mères – Jean-Pierre e Luc Dardenne
Drama belga, Jeunes Mères (Mães Jovens, em tradução livre) gira em torno de cinco mães adolescentes, as jovens Jessica, Perla, Julie, Ariane e Naïma. Alojadas em um abrigo para jovens mães, as garotas sonham com uma vida melhor para si e para seus bebês.
6. Alpha – Julia Ducournau
Drama francês, Alpha gira em torno da personagem-título, uma adolescente de 13 anos bastante problemática, que vive com a mãe solteira em meados dos anos 1980. Rejeitada por seus colegas de classe quando rumores sobre sua vida pessoal se espalham, Alpha tem de lidar com a pressão na escola e com a doença que invade e destrói sua família.
7. Renoir – Chie Hayakawa

História de amadurecimento ambientada na Tóquio de 1987, Renoir retrata a vida de Keiji, uma garotinha de 11 anos que vê o pai lutando contra uma doença terminal, que o faz entrar e sair de hospitais. Com uma mãe sobrecarregada, que precisa se desdobrar em mil para manter o emprego, Keiji fica cada vez mais tempo sozinha, entregando-se à sua própria imaginação e fantasia.
8. A História do Som – Oliver Hermanus
Estrelada por Pedro Pascal, A História do Som é um drama romântico que segue os passos de Lionel, um talentoso cantor da zona rural de Kentucky que conhece um charmoso estudante quando começa a estudar no Conservatório de Música de Boston. Juntos, os homens se apaixonam enquanto viajam pela Nova Inglaterra, gravando canções folclóricas sobre seus compatriotas da Primeira Guerra Mundial.
9. La Petite Dernière – Hafsia Herzi
Baseado em um romance homônimo, La Petite Dernière (A Pequena Ùltima, em tradução livre) conta a história de Fátima, jovem de 17 anos, caçula de três filhas, que busca descobrir seu próprio caminho. Recém-chegada à faculdade, a garota tenta conciliar sua lealdade à família, sua atração por mulheres e as diferentes partes de sua identidade.
10. Sirat – Óliver Laxe
Drama feito em parceria entre a França e a Espanha, Sirat conta a história de um pai que viaja com o filho até as montanhas no sul do Marrocos a fim de encontrar Marina, sua filha desaparecida. Frequentadora das raves que acontecem no local, a jovem sumiu já faz meses e agora é procurada pela família, que viaja por um cenário de vastidão e música eletrônica em uma jornada para encontrá-la.
11. Nouvelle Vague – Richard Linklater

Longa francês que é também uma homenagem ao movimento que dá título ao filme, Nouvelle Vague conta a história de Jean-Luc Godard, o renomado diretor francês, durante o período em que gravou Acossado, sua obra-prima de 1960. Em preto e branco, o filme é contando no mesmo estilo e espírito da obra original.
12. Two Prosecutors – Sergei Loznitsa
Ambientado na União Soviética, em 1937, Two Prosecutors retrata a jornada de um jovem promotor chamado Kornev, que recebe uma carta anônima, vinda de um prisioneiro acusado injustamente, que escapou por pouco de ser queimada pelo governo. Mexido com a situação, Kornev decide ir atrás do autor da carta, confrontando o sistema durante os grandes anos de terror stalinista e colocando-se no centro de uma trama de corrupção e violência.
13. Fuori – Mario Martone
Baseado em um romance autobiográfico de Goliarda Sapienza, Fuori se passa na Roma de 1980, quando após ter um de seus trabalhos rejeitados pelo mundo editorial, Sapienza é presa por roubar joias. Na prisão, a escritora conhece duas jovens detentas que transformam sua vida, e com quem cria um vínculo profundo que leva mesmo para fora das celas.
14 – Dossier 137 – Dominik Moll

Drama policial estrelado por Léa Drucker, Dossier 137 conta a história de Stéphanie, uma policial da corregedoria designada a investigar um caso envolvendo um jovem gravemente ferido durante uma manifestação em Paris. Ainda que não encontre evidências de violência policial indevida, Stéphanie decide olhar o caso mais afundo quando descobre que a vítima é de sua cidade natal.
15. A Simple Accident – Jafar Panahi
Coprodução entre Irã, França e Luxemburgo, A Simple Accident é um filme que, assim como outras obras de Panahi, foi feito sem permissão oficial das autoridades iranianas. Segundo sua sinopse oficial, o que começa como um pequeno acidente desencadeia uma série de consequências crescentes.
16. Die, My Love – Lynne Ramsay

Estrelado por nomes como Jennifer Lawrence e Robert Pattinson, Die, My Love é um suspense baseado no romance de Ariana Harwicz lançado em 2017. Ambientado em uma fazenda na zona rural de Montana, o longa gira em torno de uma mãe com depressão pós-parto e problemas no casamento, que luta por sua sanidade mental quando entra em um quadro de psicose.
17. The Mastermind – Kelly Reichardt
Mais um filme da lista com Josh O’Connor, The Mastermind segue os passos de JB Mooney, um carpinteiro desempregado que virou ladrão amador e mora em Massachusetts por volta de 1970. De olho em seus próximos passos, Mooney planeja um audacioso roubo de arte, que dá errado, fazendo com que sua vida desmorone.
18. Woman and Child – Saeed Roustayi
Drama iraniano, Woman and Child acompanha a história de Mahnaz, uma enfermeira viúva de mais de 40 anos que vive em pé de guerra com o filho rebelde, recém-suspenso da escola. Tudo se agrava, no entanto, durante sua cerimônia de noivado, quando um trágico acidente ocorre, obrigando Mahnaz a embarcar em uma busca por justiça.
19. Eagles of the Republic – Tarik Saleh

Última parte da trilogia Cairo, Eagles of the Republic é um suspense político árabe cuja história segue os passos de George Fahmy, um dos atores mais renomados do Egito. Pressionado para estrelar um filme encomendado pelo governo, Fahmy acaba aceitando o papel, o que o leva a envolver-se em um caso com a esposa do general que supervisiona o projeto.
20. Sound of Falling – Mascha Schilinski .
Drama alemão, Sound of Falling é um longa-metragem sobre Alma, Erikka, Angelika e Lenka: quatro meninas de diferentes períodos históricos, que passaram a juventude na mesma fazenda no norte da Alemanha. Embora em tempos e com histórias diferentes, as garotas carregam consigo traços do passado, interligando inevitavelmente suas histórias.
21. Romería – Carla Simón
Coprodução entre Espanha e Alemanha, Romería é um filme sobre Marina, jovem de 18 anos que embarca em uma viagem para a Espanha em busca de notícias sobre a família do pai biológico. Sem saber o que vai encontrar, Marina se joga em uma jornada cheia de emoções e feridas, que seus tios, tias e primas achavam há muito estar enterradas.
22. Sentimental Value – Joachim Trier
Comédia dramática sobre família, memórias e arte, Sentimental Value gira em torno de Nora e Agnes, duas irmãs que reencontram seu pai distante, um diretor outrora renomado, quando ele está prestes a embarcar em um novo filme. Uma situação que estabelece uma complexa relação familiar, especialmente depois que Nora recusa um dos papéis do projeto e o pai chama uma jovem estrela de Hollywood para o seu lugar.
Leia também:
- Como são escolhidos os indicados e os vencedores do Oscar?
- 10 filmes vencedores do Oscar para assistir na Netflix
- Oscar 2025: em noite de Anora, confira a lista completa de vencedores
Leia a matéria no Canaltech.