O celibato dos padres é uma das características mais marcantes da Igreja Católica. O que poucos devem saber é que existem padres em atividade que são casados e tem até filhos.
Existem 23 igrejas dos ritos orientais vinculadas à Roma, sob a autoridade do papa. Homens casados podem ser ordenados em 21 delas, desde que sejam homens provados — tenham demonstrado maturidade, fé sólida, vida familiar estável e conduta moral exemplar.
Padres casados sempre estiveram em atividade nessas igrejas, uma delas é a Igreja Greco-Católica Ucraniana, a maior no brasil entre as que adotam os ritos orientais, e que tem um arcebispo, um bispo e mais de 60 padres. O número de sacerdotes casados supera o de celibatários.
Durante o seu papado, Francisco permitiu a ordenação de padres casados, o que é tradição nos territórios originais dessas igrejas.
No Brasil, o responsável pelas igrejas orientais, que não têm bispo no país, é o arcebispo de Belo Horizonte, d. Walmor Vieira de Azevedo. Ainda não se sabe se o Papa Leão XIV fará modificações em relação ao ordenamento de sacerdotes casados.