Goiás: siamesas de Manaus realizam cirurgia urgente para separação

Goiânia – Com apenas 34 dias de vida, as siamesas Yasmin Vitória e Eliza Vitória foram submetidas a uma cirurgia de separação nesta terça-feira (13/5), de maneira urgente, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), na capital goiana. De acordo com a equipe médica liderada pelo médico Zacharias Calil, o procedimento foi necessário em decorrência do estado de saúde de uma delas.

Segundo informou o Hecad em nota, a bebê Eliza estava respirando por meio de ventilação mecânica, enquanto Yasmin respirava em ar ambiente. Além disso, foi detectado uma hipertrofia no coração de uma das gêmeas e uma alteração no quadro urológico de outra, por isso o quadro inspira atenção. Apesar disso, as duas estavam em alimentação por sonda, sem piora clínica registrada.

As meninas nasceram em Manaus (AM) e foram transferidas para Goiânia no último dia 24 de abril, com a utilização de uma UTI aérea providenciada pelo governo do Amazonas.

“A cirurgia acontece em caráter de ‘urgência relativa’, para evitar o agravamento da saúde das meninas. Queremos que a cirurgia seja a mais rápida possível para reduzir o tempo sob anestesia. Mas o pós-operatório pode ser simples ou complicado, dependendo das condições clínicas”, explicou Calil por meio das redes sociais.

Unidas pelo tórax e abdômen

As irmãs são unidas pelo tórax e abdômen, compartilham o fígado e parte do pericárdio, membrana que reveste o coração.

A mãe delas, Elizandra da Costa, de 22 anos, veio com as duas para Goiânia e mostrou os detalhes da viagem nas redes sociais.

Responsável pela cirurgia, o médico Calil disse em suas redes sociais que já conhecia o caso das gêmeas por fotos e vídeos. De acordo com ele, Goiás é referência nesse tipo de tratamento.

Esta será a 24ª cirurgia de separação de gêmeos siameses realizada pelo médico goiano. Mais uma vez, Calil terá a participação do filho Rogério Hamu, cirurgião plástico encarregado do fechamento e finalização do procedimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.