O papa Leão XIV, que é um grande fã de tênis, recebeu, nesta quarta-feira (14/5), no Vaticano, o tenista número 1 do ranking mundial, o italiano Jannik Sinner. O atleta está em Roma para participar do Masters 1000.
Além do jogador, estavam presentes no encontro os pais de Sinner e o presidente da Federação Italiana de Tênis e Padel (FITP), Angelo Binaghi, que homenageou o pontífice com um cartão de membro honorário.
Segundo o Vaticano, a reunião foi repleta de brincadeiras e presentes, incluindo uma raquete de Sinner. “A bola, aqui está. Se quiser brincar um pouquinho. Mas aqui podemos quebrar alguma coisa! Melhor, não”, brincou Leão XIV.
Veja o vídeo:
Quando Sinner pegou a raquete para dar ao papa, Leão XIV respondeu, prontamente: “Com esta batina, eles me deixariam jogar em Wimbledon”, referindo-se à cor branca, obrigatória no campeonato britânico, um dos mais importantes do mundo.
De acordo com a Santa Sé, Leão XIV mostrou-se muito interessado e informado sobre o Masters 1000 de Roma, no qual Sinner está nas quartas de final.
“Como você se vê em Roma?” perguntou ao jovem atleta, que obteve como resposta: “Agora, estamos no jogo. No começo do torneio, foi um pouco difícil, agora, com três jogos, entramos no ritmo.”
“Coragem” reforçou o pontífice, perguntando aos pais que língua falam em casa, se italiano ou alemão.
“Verdadeiro papa do tênis”
Há alguns dias, em audiência com representantes da imprensa mundial, um jornalista propôs uma partida beneficente de tênis ao papa, garantindo que “eu trarei Agassi”. O líder respondeu: “Boa ideia, desde que você não traga o Sinner.”
O presidente da FITP disse que “encontramos um verdadeiro papa do tênis, um tenista apaixonado, um tenista praticante, um tenista acima de tudo informado sobre o que está acontecendo aqui no BNL d’Italia International, em Roma. Foi uma surpresa muito agradável”.
Angelo Binaghi ainda destacou que o papa “tem elogiado repetidamente Jannik e todos os nossos outros meninos e meninas pela mensagem que eles conseguem transmitir, especialmente fora de campo, com sua simplicidade, com seu respeito pelos adversários. É uma mensagem de solidariedade, de inclusão, de amizade, eles são autênticos portadores de paz e acredito que isso seja o mais importante para nós também”.