O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou durante sua viagem ao Oriente Médio que quer transformar a Faixa de Gaza em uma “zona de liberdade”. Segundo ele, o grupo palestino Hamas “precisa ser enfrentado”.
“Tenho ideias para Gaza que considero muito boas: transformá-la em uma zona de liberdade, deixar os Estados Unidos se envolverem e simplesmente torná-la uma zona de liberdade”, alegou Trump.
Esta não é a primeira vez que Trump alega querer transformar Gaza. Em fevereiro, o presidente já havia manifestado a intenção de assumir o controle da Faixa de Gaza e falou em expulsar os palestinos para outros países da região.
A declaração ocorre em meio à viagem ao Oriente Médio, com foco em acordos econômicos, segundo a imprensa local.
Acompanhado por poderosos líderes empresariais, incluindo seu conselheiro Elon Musk, Trump iniciou a viagem em Riad. Ele fez uma visita ao Catar e segue agora para os Emirados Árabes Unidos.
O presidente norte-americano chegou a afirmar que realizou um acordo bilionário com o Catar, envolvendo a Boeing, gigante norte-americana da aviação, e a Qatar Airways.
Faixa de Gaza
As ofensivas na Faixa de Gaza continuam. Os ataques aéreos noturnos de Israel no sul de Gaza deixaram mais de 80 mortos na madrugada desta quinta-feira (15/5). A maioria das vítimas, incluindo mulheres e crianças, foram mortas na cidade de Khan Younis.
O Ministério da Saúde da Palestina informou que o Hospital Europeu de Gaza está fora de operação devido aos ataques.