

A utilização do sistema start-stop pode prejudicar o motor do seu carro, segundo engenheiro – Foto: Freepik/ND
Em uma era onde a indústria automotiva caminha para soluções mais ecológicas, uma das tecnologias mais difundidas nos novos carros é o sistema start/stop.
No entanto, o engenheiro americano, Scotty Kilmer, com mais de 50 anos de experiência, sugere que motoristas desabilitem o sistema start/stop sempre que dirigirem. Segundo ele, essa prática pode aumentar a vida útil do motor do seu carro.
Não usar o sistema start/stop pode aumentar a vida útil do motor
Kilmer enfatiza que 97% do desgaste do motor é causado durante a partida e prejudicar a vida útil do motor e ele se pergunta se todos querem ficar ligando e desligando o motor constantemente, ou se querem que ele dure mais.
De acordo com o engenheiro, ligar e desligar o motor desgasta os componentes muito mais rápido do que ficar em marcha lenta. A desativação do sistema start/stop é feita por meio de um botão no painel e é confirmada por um indicador luminoso.
Nas redes sociais, a opinião de Kilmer provocou uma onda de reações com muitos motoristas concordando sobre a vida útil do motor do carro.
Ainda não se sabe se o sistema start/stop é uma bênção ou maldição para a vida útil do motor, mas certamente opiniões como a de Kilmer abrem uma discussão sobre o assunto.