INSS registra quase 1,5 milhão de pedidos para devolver descontos indevidos

Foto mostra celular com o site Meu INSS aberto, que permite que haja pedido de devolução de descontos indevidos

Veja, abaixo, como pedir ressarcimento para o instituto – Foto: Marcela Matos/Ascom 

De acordo com os números divulgados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) neste sábado (17), quase 1,5 milhão de pessoas já solicitaram a devolução de descontos indevidos pelo aplicativo e site Meu INSS.

O balanço dos quatro primeiros dias de consulta dos descontos de entidades associativas na folha de aposentados e pensionistas foi fechado às 17h. Ao todo, foram registrados 41,7 milhões de acessos ao sistema durante o período.

Veja os números em quatro dias:

1. Meu INSS

  • Acessos aos Meu INSS: 41.725.324
  • Acesso a funcionalidade de Consulta dos descontos: 6.999.553
  • Acessos de usuários que não possuíam descontos: 3.375.438

2. Consulta dos descontos de entidades associativas

  • Quantidade de consultas: 1.494.956
  • Quantos não autorizaram e solicitaram o reembolso: 1.467.933
  • Quantos autorizaram os descontos: 27.023
  • Canal de atendimento Meu INSS: 1.374.810 (92,0%)
  • Canal de atendimento Central 135: 120.146 (8,0%)
  • Quantidade de Entidades Contestadas: 41
Foto mostra Aplicativo Meu INSS aberto em celular

Solicitações de beneficiários para a devolução de descontos indevidos iniciou na quarta-feira (14) – Foto: Divulgação/Portal Gov.br

Saiba como pedir a devolução de descontos indevidos

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  • Informe seu CPF e senha;
  • No campo “Do que você precisa?”, digite: Consultar descontos de entidades;
  • Caso existam descontos, marque se foram ou não autorizados;
  • Informe um e-mail e telefone para contato;
  • Declare que os dados fornecidos são verdadeiros;
  • Clique em Enviar Declarações.

O processo de devolução de descontos indevidos também pode ser solicitado por meio da Central 135, para aqueles que não utilizam o aplicativo. O instituto alerta que não entra em contato com beneficiários por telefone, WhatsApp, e-mail ou SMS.

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