Yuri Grigorovich, lendário bailarino russo, morre aos 98 anos

Yuri Grigorovich, lendário bailarino russo, morreu nesta segunda-feira (19/5) aos 98 anos de idade. Durante três décadas, ele foi o principal coreógrafo do Teatro Bolshoi de Moscou.

A confirmação do falecimento foi feita pela agência estatal russa TASS. “Yuri Grigorovich faleceu durante o seu 99º ano de vida”, declarou um assistente do bailarino à agência.

Grigorovich é considerado um dos responsáveis por ter tornado o balé clássico em referência mundial. “O destino do balé russo na segunda metade do século XX está intimamente ligado ao nome de Yuri Grigorovich”, informa o site oficial do Balé Bolshoi.

Nascido em São Petersburgo, em 2 de janeiro de 1927, ele vem de uma família ligada ao Balé Imperial Russo. Aos 18 anos, ele dançou no palco Teatro Kirov e foi lá que ele montou a primeira peça teatral, intitulada A Flor de Pedra.

Ao longo dos anos, ele foi responsável pela criação de diversos balés, como O Quebra-Nozes, com música de Tchaikovsky (1966), Ivan, o Terrível, ao som de Prokofiev (1975), Romeu e Julieta, também com música de Prokofiev (1979, 2010), O Lago dos Cisnes (1969, 2001), com música de Tchaikovsky, entre outros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.