

Carros estacionados em fila – Foto: Reprodução/https://www.carandmotor.gr/
Muitos motoristas têm um grande dilema na hora de estacionar o carro em ladeira e não sabem se devem acionar o freio de mão ou se devem engatar a marcha.
Após concluírem o processo de estacionamento e desligarem o motor, muitos motoristas deixam a primeira marcha selecionada na transmissão e não utilizam o freio de mão ao estacionar o carro em ladeira.
Como estacionar o carro em ladeira?
A verdade é que quando o carro está estacionado em uma superfície plana, não há como usar o freio de mão, mas por que os motoristas escolhem colocar o carro em primeira marcha ao estacionar e não em segunda ou terceira, por exemplo?
Para estacionar o carro em ladeira com transmissão automática é muito simples, pois coloca-se no “P” (Estacionamento) e pronto, mas em carros com transmissão manual, as coisas são um pouco mais complicadas.
Se for estacionar o carro em ladeira ou aclive, você deve aplicar o freio de mão e selecionar a primeira marcha na transmissão para eliminar a possibilidade de ré.
No entanto, nessa condição, se você selecionar a segunda ou terceira marcha, existe a possibilidade de que em caso de falha do freio de mão, elas não segurem o carro no lugar.

A velocidade de um carro depende do número da marcha que o motorista aciona – Foto: Freepik/ND
Se você foi estacionar o carro em ladeira voltado para baixo, utilize a marcha ré para parar com segurança. Nesse caso, o freio de mão deve estar acionado.
Com o tempo, selecionar a primeira marcha em muitos carros não é mais tão fácil quando eram novos. Para o bom funcionamento da caixa de câmbio, você deve trocar o óleo da caixa de câmbio quando o fabricante recomendar.
Porém, como sempre há o risco de danos, é uma boa ideia sempre acionar o freio de mão ao estacionar o carro, além da primeira marcha.