Chanceler revela detalhes da conversa de Janja com Xi Jinping na China

O chanceler do Brasil, Mauro Vieira, deu maiores detalhes sobre o episódio que envolveu a primeira-dama Rosângela da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, na última semana. De acordo com o ministro, a fala de Janja sobre a plataforma TikTok, durante jantar com o líder chinês, aconteceu após um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, nesta terça-feira (20/5), Vieira confirmou que Lula foi responsável por abordar o tema durante encontro com Xi. O presidente brasileiro, no entanto, teria pedido auxílio de sua esposa durante o debate.

“Eu estava presente [no encontro] e foi uma menção que o presidente Lula fez e que ele inclusive pediu auxílio na hora à primeira-dama”, disse o chanceler brasileiro.

Anteriormente, o presidente brasileiro já havia saído em defesa da primeira-dama. Após o vazamento da fala de Janja sobre o TikTok durante jantar com Xi Jinping, Na época, Lula disse ter questionado o seu colega chinês sobre a possibilidade de enviar ao Brasil alguém responsável pela plataforma, com o objetivo de discutir a questão digital.

Mal-estar diplomático

Janja, então, teria pedido a palavra para explicar o que “estava acontecendo no Brasil”, segundo relatos do presidente Lula.

O episódio gerou não só um mal-estar diplomático entre Brasília e Pequim, como também dentro do próprio governo brasileiro. Depois do episódio, Lula cobrou auxiliares pelo vazamento do que foi conversado no jantar com autoridades chinesas.

Na saída da reunião no Senado, Mauro Vieira negou a existência de qualquer abalo diplomático provocado pela fala de Janja na China.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.