Quando se fala em pirâmide, a associação é fácil: todo mundo pensa no Egito, local mais famoso por esse feito arquitetônico. Não é à toa, já que o país possui uma delas entre as Sete Maravilhas do Mundo Antigo — a única de pé até hoje —, a Grande Pirâmide de Gizé. A maior quantidade de pirâmides, porém, não é um recorde do país. Consegue adivinhar quem é o vencedor?
- Pirâmide de 2.200 anos com armas e moedas é achada no deserto da Judeia
- Papel humano é questionado na construção da pirâmide mais antiga do mundo
Se você chutou o Sudão, acertou. No vizinho ao sul do Egito, há mais de 250 pirâmides, deixando os egípcios em segundo lugar, com cerca de 120 delas (fontes divergem entre 118 e 138). Essas estruturas foram erguidas na antiga Núbia — ou melhor, nos três reinos núbios do passado —, conferindo o nome de Pirâmides Núbias. Inspiradas na tecnologia egípcia, elas começaram a surgir no século VII a.C.
A construção das Pirâmides Núbias
Durante o Império Novo do Egito (entre os séculos XVI a.C. e XI a.C.), a Núbia foi ocupada, e seus reinos passaram a absorver e adaptar os métodos funerais dos faraós egípcios. Eles eram conhecidos como reinos Cuxe, e começaram a construir pirâmides cerca de 500 anos após os egípcios já terem parado de levantar suas próprias.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

As pirâmides núbias eram menores do que as egípcias, no geral, com a maior delas chegando a 30 metros de altura. O material usado era granito e arenito, e as tecnologias envolvidas incluíam grandes contrapesos chamados de shaduf, muito utilizados em poços. O interior era revestido em gesso e decorado com cenas da vida do falecido — assim como no caso egípcio, os reis e rainhas núbios eram enterrados nesses locais.
Cerca de 255 pirâmides foram construídas pelos núbios, mais do que o dobro estimado para o Egito Antigo. Elas eram mais íngremes e seus blocos eram mais horizontais do que as pirâmides egípcias, com fundações relativamente pequenas. O resultado final eram estruturas estreitas a cerca de 70º. A maior diferença, no entanto, é que os monarcas núbios eram enterrados em tumbas abaixo das pirâmides, ao contrário dos egípcios, que os colocavam dentro das próprias estruturas.
Várias pirâmides núbias foram destruídas, nos anos 1830, por um soldado italiano que virou caçador de tesouros, chamado Giuseppe Ferlini. Cerca de 40 pirâmides foram demolidas em busca de ouro, prata e joias, vendidas por ele na Europa. Atualmente, esses artefatos estão no Museu Egípcio de Berlim, na Alemanha.
A UNESCO declarou as pirâmides núbias como Patrimônio Mundial em 2003, mais especificamente as construídas na cidade de Méroe, onde há mais de 100 delas. Foi lá que a última pirâmide núbia (e última da África) foi construída, em 350 d.C. Vale lembrar que vários outros países também possuem pirâmides, incluindo Grécia, Indonésia, Itália, México e Peru, por exemplo.
Veja mais:
- Como foram construídas as grandes pirâmides do Egito? Spoiler: não foram aliens
- Apenas uma das sete maravilhas do mundo antigo nunca foi localizada; saiba qual
- Câmara secreta em forma de L é achada aos pés das Pirâmides de Gizé
VÍDEO: Passagem para o submundo Zapoteca
Leia a matéria no Canaltech.