Gramado Summit 2025 destacou o potencial humano e da IA na inovação; saiba mais

A oitava edição da Gramado Summit, o maior evento de inovação da América Latina, chegou ao fim após três dias intensos de debates na Serra Gaúcha. O evento trouxe, em 2025, painéis que discutiram o futuro da inovação, do empreendedorismo e os impactos da inteligência artificial nos negócios.

  • Afinal, o que é inteligência artificial?
  • 30 sites e apps de IA grátis similares ao ChatGPT

Ao longo dos dias 4, 5 e 6 de junho, mais de 21 mil pessoas participaram do evento e circularam pela feira de negócios que reuniu mais de 500 marcas. O CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, contou ao Canaltech que essa foi a maior edição até aqui e fez um balanço do evento.

“Além de ter se consolidado como um evento de conteúdo e um festival de inovação, a gente consegue fazer com que a nossa feira de negócios seja tão importante quanto as áreas de conteúdo”, afirmou ao Canaltech. ‘Eu estou muito feliz e tenho certeza que cada vez mais [o evento] se consolida como o maior brainstorming da América Latina”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como foi a Gramado Summit 2025

O encontro foi marcado por uma intensa programação que trouxe à tona discussões sobre o futuro da tecnologia e da inovação dentro das empresas. A inteligência artificial teve protagonismo nos debates que abordaram a transformação do trabalho e as possibilidades dos novos produtos e experiências. 

Veja a cobertura completa do Canaltech na Gramado Summit 2025:

  • Gramado Summit abre 8ª edição e anuncia expansão na América Latina
  • O mundo em 2179: futuristas debatem transformação da IA e os desafios de inovar
  • Luiza Trajano no Gramado Summit: IA é um tsunami e abre novas oportunidades
  • Do zero ao exit: a jornada de Rodrigo Miranda e Tomás Scopel na Gramado Summit
  • Brasil precisa protagonizar nanotecnologia, diz chefe de inovação do Exército
  • 5 ferramentas de IA do Google para agilizar a inovação nas empresas
  • Além do algoritmo: como a curadoria e a IA moldam o futuro das newsletters
  • Gramado Summit: Carpinejar aborda fragilidade de laços em tempos conectados
  • Rodrigo Faro na Gramado Summit: memes e o novo cenário da carreira
  • Evolução da influencer: como será o ‘cérebro’ da Lu do Magalu
  • Inovar requer capacitação em IA e big data, indica diretora do Google Cloud

No painel “O mundo em 2179”, os futuristas Denis Chamas, MSc e Luiz Candreva, o CEO da startup de inovação Plug and Play Brazil, Igor Mazaki Murakami, e o CEO da empresa de soluções financeiras Tanto, Charles Schweitzer, refletiram sobre como a IA está transformando as relações do ser humano e chegaram à conclusão de que essa tecnologia não deve substituir a capacidade dos indivíduos de pensar o novo.

Envolver a IA nas etapas de elaboração de um produto, em tarefas diárias ou no oferecimento de um serviço é a tendência que deve guiar a gestão de pequenas startups a grandes varejistas.

Durante uma conversa no palco Arena Magalu, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, disse que a IA vem como um “tsunami” de desafios e oportunidades, mas não vai tirar o emprego dos profissionais. “Ela vai tomar o lugar de quem não entrar na tecnologia”, afirmou. 

luiza helena e andré fatala na gramado summit
André Fatala, vice-presidente de Plataformas e Negócios do Magalu, participou de painel ao lado de Luiza Helena Trajano no Gramado Summit (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)

Os planos do Magalu, inclusive, envolvem uma grande integração entre marketing e novas experiências aos consumidores. A Lu do Magalu deverá ser mais do que uma influenciadora. Seu cérebro está sendo desenvolvido para ser capaz de atender aos pedidos dos clientes da varejista e oferecer recomendações personalizadas na jornada de compra, contou Aline Izo, gerente de branding e comunicação do Magalu no palco “Insurgente”.

Já do ponto de vista de conteúdo, a IA vai poder auxiliar as empresas a criar mais conexão com seus clientes. Para isso, é necessário investir em acesso e suporte a essa tecnologia. A Magalu Cloud surgiu como parte estratégica da empresa para oferecer previsibilidade às empresas brasileiras e reforçar a soberania nacional dos dados, frisou Andre Fatala, vice-presidente de Plataformas e Negócios do Magalu.

Os representantes do Google Cloud, Fernanda Jolo e Marcel Silva, apresentaram as possibilidades de ferramentas para que startups trabalhem com mais agilidade e profundidade, seja para produzir texto, vídeo, imagens e até podcast.

Outro ponto alto foi o espaço dedicado ao empreendedorismo, com histórias inspiradoras como a de Rodrigo Miranda e Tomás Scopel, que contaram em um painel mediado pela chefe de redação do Canaltech, Anaísa Catucci, a trajetória de 10 anos de parceria à frente das startups Zaitt, Shipp e Packk. 

do zero ao exit gramado summit
Empreendedores Rodrigo Miranda e Tomás Scopel compartilharam os aprendizados e os erros até chegar ao sucesso em escalar e vender startups. (Imagem: Matheus Mongilla)

O evento também trouxe o potencial do Brasil em liderar inovações. Também no palco Insurgente, Erick Braga Ferrao Galante, chefe da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica do Exército (Agitec), falou que a nanotecnologia vai moldar a próxima era dos materiais e transformar diversos setores da indústria e até mesmo a estrutura de Defesa de um país.

Encontro de personalidades

A Gramado Summit também contou com a presença de personalidades bem conhecidas do mundo artístico. O apresentador, ator e cantor Rodrigo Faro mostrou como os memes e cortes de vídeo redefiniram sua presença digital e impulsionaram a sua carreira como empreendedor. 

Já o poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar, no painel “Ninguém seja invisível ao seu lado”, levantou diversas provocações à plateia sobre a fragilidade das relações humanas em um mundo cada vez mais conectado

Empresa de Lajeado vence Batalha de Startups

No fim do evento, a Gramado Summit reconheceu a empresa mais inovadora com a Batalha de Startups. Entre os mais de 50 inscritos, a vencedora foi a Clínica Experts, empresa de sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos de Lajeado, cidade situada a 113 km da capital gaúcha. O prêmio inclui um aporte inicial de R$ 200 mil da Ventiur Smart Capital, que pode chegar a R$ 1 milhão, além de cursos de capacitação e equipamentos da Dell.

Próxima edição já confirmada

O CEO Marcus Rossi confirmou as datas da nona edição do evento e revelou a expansão internacional da conferência: a partir de 2026, a Gramado Summit terá edições na Argentina e no Uruguai.

Ainda esse ano, nos dias 3 e 4 de outubro, Punta del Este recebe o evento em um formato adaptado para um público menor. Outra edição do Summit também acontecerá em Córdoba, na Argentina, e está prevista para o segundo semestre do ano que vem.

A próxima edição brasileira de Gramado acontecerá entre os dias 6 a 8 de maio de 2026.

VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: qual escolher?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.