Linux está em 4% dos PCs de todo o mundo e bate recorde

O Linux está instalado em 4% de todos os computadores do mundo, de acordo com os dados de uso de sistemas operacionais durante o mês de fevereiro de 2024 publicados pelo site Statcounter. É a primeira vez que o SO ultrapassa a marca de quatro pontos percentuais desde que a página começou a medir a audiência no segmento, em 2009.

  • Quem criou o Tux? A história do pinguim mascote do Linux
  • 13 coisas que usam Linux e você não sabia

O sistema já apresentava sinais de crescimento nos últimos meses, mesmo que tímidos — o domínio do cenário invariavelmente é dominado pelo Windows, seguido do macOS, e ambos somados ocupam 87,59% do mercado de computadores. O Linux começou o ano de 2023 com uma parcela de 2,9%, mas fechou o mês de dezembro do mesmo ano com 3,83%. Houve uma pequena queda para 3,77% em janeiro, mas enfim o sistema atingiu 4,03% no mês seguinte.

 

Possíveis causas

O Statcounter não justifica os motivos do crescimento do Linux, mas é possível trabalhar com algumas hipóteses. A primeira delas é um dos principais pontos positivos do SO: é uma ferramenta gratuita e de código aberto, portanto pode ser instalada rapidamente como uma alternativa para evitar as licenças pagas do Windows, por exemplo.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

A segunda hipótese envolve os requisitos de instalação do Windows 11, já que a atual geração do SO da Microsoft exige que os computadores tenham o chip TPM 2.0 e pode deixar de inicializar em dispositivos com CPUs muito antigas. Muita gente ainda pode ter um PC com bastante vida útil, mas que não atenda a todos os requisitos, então o Linux surge como a migração mais simples e menos burocrática nesse sentido. 

Desde o lançamento do Windows 11, em outubro de 2021, até o final de fevereiro, a adesão ao Linux quase dobrou: de 2,08% em novembro de 2021 até os 4,03% mais recentes, segundo os dados do Statcounter.

Um terceiro motivo possível seria o aquecimento do mercado de desenvolvedores e outros segmentos similares, que normalmente usam o Linux como sistema operacional para essas tarefas.

Linux surge como opção para quem não consegue atualizar ao Windows 11 (Imagem: Douglas Ciriaco/Canaltech)

Os SOs de computadores mais usados no mundo

Confira a lista do Statcounter, com dados atualizados em fevereiro de 2024:

  1. Windows (72,17%);
  2. macOS (15,42%);
  3. Desconhecido (6,1%);
  4. Linux (4,03%);
  5. Chrome OS (2,27%).

Você também pode conferir quais são os navegadores mais usados no mundo e no Brasil.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Os 45 filmes mais esperados de 2024
  • Sweet Home | Filme que inspirou Resident Evil pode ser visto de graça
  • Vladmir Komarov: as últimas palavras do cosmonauta que caiu do céu
  • iPhone 16 Pro ainda pode estrear com novo design de câmera
  • 🚨 MUITO BARATO | Galaxy S23 de 256 GB em oferta imperdível com cupom
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.