Google quer levar Circule para Pesquisar a 200 milhões de aparelhos

O Google confirmou que pretende distribuir o recurso Circule para Pesquisar para 200 milhões de dispositivos até o final de 2024. De acordo com informações reveladas pela Gigante das Buscas durante o Google I/O, 100 milhões de aparelhos já possuem a ferramenta e a empresa quer dobrar o número neste ano.

  • 9 coisas novas que chegam ao Android em 2024
  • Google I/O 2024 | 10 novidades de IA anunciadas pelo Google

O Circule para Pesquisar foi anunciado em janeiro deste ano como uma das novidades de IA da linha Samsung Galaxy S24, fruto de uma parceria entre o Google e a fabricante sul-coreana. A função permite selecionar um elemento da tela e pesquisar a imagem rapidamente sem sair do app, ideal para encontrar produtos online.

Recurso permite circular um elemento da tela e pesquisá-lo rapidamente (Imagem:  Wallace Moté/Canaltech)

Depois da linha S24, foi a vez do Pixel 8 e do Pixel 8 Pro receberem a novidade. O Google não estabeleceu um critério de distribuição até o final do ano, mas alguns modelos mais antigos das linhas Pixel e Galaxy já contam com a opção de pesquisa por seleção manual. 


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O modo até poderia ser uma das novidades do Android 15, mas não há nada confirmado pela empresa. É provável que a ferramenta não seja lançada para todos os dispositivos compatíveis com a atualização do sistema devido a restrições de hardware.

Google lançou alternativa ao iOS

O Circule para Pesquisar é exclusivo do Android até o momento, mas o Google não esqueceu os usuários do iOS: a empresa lançou um atalho que permite enviar todos os prints para a busca de imagem do Google Lens. Dessa forma, o usuário pode selecionar o fragmento específico da foto que deseja pesquisar. 

Android 15 ganhou novo Beta

Uma das principais novidades do Google I/O é a chegada de uma nova versão Beta do Android 15, que inclui um novo modo de proteção contra furtos e uma área privada para armazenar apps e protegê-los por senha — confira outras melhorias.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Febre oropouche se espalha no Brasil com mais de 5 mil casos
  • Brasil criará tecnologias de plantação de alimentos no espaço
  • 4 funções do ChatGPT que eram pagas e agora estão de graça
  • Meta anuncia fim do Workplace, o ‘Facebook para empresas’
  • Chuvas no RS deixam Sintegra fora do ar nesta terça-feira (14)
  • Samsung ironiza comercial polêmico do iPad Pro em novo vídeo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.