Bichos mortos e mau cheiro tomam Porto Alegre após enchente

“Cheiro de morte”. Essa tem sido a principal queixa dos moradores de Porto Alegre. Por conta da enchente, a capital do RS enfrenta o aparecimento de ratos e baratas, e agora está submersa não apenas nas águas, mas também no mau cheiro, com direito ao surgimento de peixes e outros bichos mortos.

  • Enchente no RS deve causar surto de leptospirose e dengue
  • Veja imagens de enchentes do RS feitas pela NASA

A exposição à água contaminada pelos bichos mortos e por pragas como ratos e baratas desperta a preocupação de profissionais da área da saúde, já que aumenta o risco de leptospirose e outras doenças. 

“Essa água acaba atingindo locais onde vivem animais que habitam os subterrâneos, como baratas, ratos”, aponta Guilherme Furtado, infectologista do Hcor.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Por isso esses animais aparecem nessas condições. Basicamente, os ratos e as baratas estão buscando um lugar para se abrigar.

  • Por que o Rio Grande do Sul tem tantos eventos climáticos adversos?
  • Guaíba tem ondas maiores que Copacabana e dificulta resgates no RS

“As baratas podem causar vários tipos de infecções, tanto bacterianas quanto virais, principalmente. Quando a água chega, traz a contaminação desses insetos”, alerta.

Bichos mortos e mau cheiro pós enchente

Os relatos que se propagam nas redes sociais são semelhantes: bichos mortos, principalmente peixes. O mau odor tem sido uma das principais queixas dos moradores.

Nas redes sociais, os registros compartilhados mostram peixes nas principais avenidas da cidade.

 

“É impressionante ver até onde a água chegou no meu prédio, as plantas morrendo, peixe boiando, o cheiro forte dessa água podre. Bizarro tudo isso que está acontecendo”, diz um internauta, ao compartilhar registros em que é possível ver os peixes mortos boiando na água da enchente:

“Dá desespero de ver Porto Alegre. Ruas vazias, polícias com carros e bancos, ruas alagadas, lixos e destroços pelas ruas, cheiro de peixe fortíssimo. Que tristeza ver a cidade assim”, escreve outra usuária do Twitter.

Com esse cenário perigoso à saúde, a população de Porto Alegre precisa se proteger para evitar ao máximo o contato com a água contaminada. 

Animais na enchente

Furtado menciona que esses animais de esgoto podem passar infecções virais e bacterianas.

“As baratas transitam por muitos locais. Andam por lugares onde há comida contaminada, restos de feiras, restos alimentares que ficam na rua e acabam indo para essa área de esgoto, e há contaminação desses insetos por bactérias como SalmonellaShigella, que causam gastroenterites importantes”, completa o especialista.

  • Chuva no RS volta e faz população buscar áreas seguras
  • Quando as águas das enchentes vão baixar no Rio Grande do Sul?

O infectologista também alerta para doenças virais como hepatite A, transmitida pela contaminação de água. 

Já os ratos podem transmitir leptospirose, doença que “provoca basicamente quadros febris e quadros também de envolvimento hepático. Pode causar uma inflamação grande do fígado”.

A proteção para quem enfrenta a água contaminada da enchente de Porto Alegre envolve utilizar roupas que cubram a maior parte possível do corpo, e principalmente botas, “para evitar a entrada por microlesões de pele, tanto de bactérias quanto de vírus”.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Febre oropouche se espalha no Brasil com mais de 5 mil casos
  • Cientistas chineses descobrem cura do diabetes tipo 2
  • Presidente Lula aprova lei do “novo DPVAT” com vetos
  • Banco Santander confirma vazamento de dados de clientes após ataque
  • Starlink de Elon Musk será investigada por monopólio no Brasil
  • ChatGPT com GPT-4o já está disponível de graça no Brasil; saiba como usar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.