Dengue pode causar queda de cabelo? Entenda como doença afeta os fios

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue em 2024. Do início do ano até 7 de março, foram registrados 1,3 milhão de pessoas infectadas com o vírus causador da doença. Este número é maior do que todos os casos computados em 2022 e caminha para superar o 1,6 milhão de diagnósticos identificados em todo o ano de 2023, o recordista em infecções até o momento.

Com o aumento do número de pacientes com o vírus, crescem também as reclamações de pessoas que passaram pela doença e continuam a notar alguns de seus efeitos mesmo depois de recuperadas. Um deles é a queda de cabelo.

Dengue pode fazer o cabelo cair?

A queda de cabelo após a dengue não é só uma impressão. Quando ficamos doentes, ocorre o chamado eflúvio telógeno agudo, quando fios param de crescer ou começam a cair pelo estresse que o organismo enfrentou.

“Após as doenças infecciosas, temos um período de queda de cabelo acentuada por até três meses porque nosso organismo prioriza a nutrição de outras regiões do corpo durante a recuperação”, explica a dermatologista Luanna Caires, de Brasília.

O fenômeno não aparece em todas as pessoas que tiveram dengue, sendo mais comum após casos graves e que exigiram mais do corpo. A queda de cabelos também ocorre em outras infecções virais graves, incluindo a Covid-19 e até mesmo uma gripe intensa.

“A pessoa infectada vai percebendo uma queda mais intensa dos fios durante o banho e no momento de penteá-los”, destaca a dermatologista Anelise Dutra, de Campinas (SP).


0

É preciso fazer tratamento?

Luanna orienta que a recuperação do quadro é, em geral, espontânea, conforme o corpo vai organizando seus fluxos nutritivos. A recuperação, porém, pode ser acelerada com uma rotina saudável.

Anelise recomenda fazer uma boa hidratação (tanto capilar, quanto do organismo), além de regularizar o sono. Também pode ser necessário dar um reforço na alimentação, com uma dieta rica em proteínas e vitaminas, especialmente A, C, D e E.

O ideal é evitar tratamentos agressivos (como tingir o cabelo) durante a queda capilar para permitir que os fios se recuperem.

Quando buscar ajuda?

Caso os cabelos continuem caindo após três meses da recuperação da dengue, é preciso procurar um dermatologista para entender a gravidade do problema e como reverter a perda das madeixas.

O quadro pode evoluir para a alopecia, uma condição em que os cabelos se tornam ralos e enfraquecidos de forma crônica, especialmente se áreas mais específicas do couro cabeludo parecerem ser mais afetadas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.