O assessor especial do presidente do Brasil, Celso Amorim, chegou a Caracas, Venezuela, nessa sexta-feira (26/7), e se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil.
Amorim está na Venezuela para acompanhar de perto as eleições que acontecerão neste domingo (28/7). O ministro publicou o encontro nas redes sociais.
Confira:
Yvan Gil escreveu na rede X sobre o encontro:
“Damos as boas-vindas a Celso Amorin, assessor de Assuntos Internacionais do Brasil, que chegou ao país para acompanhar o processo eleitoral no dia 28 de julho. Durante um encontro cordial, discutimos a relevância dessa eleições e o clima de paz que existe na Venezuela, a impecável organização do processo por parte do nosso Poder Eleitoral, um dos mais transparentes e seguros do mundo”, publicou o ministro.
Além da declaração, Gil também destacou a “oportunidade do encontro para discutir sobre os desafios de transmitir verdadeiras informações, baseadas no respeito absoluto à legislação venezuelana”.
Amorim chegou ao país em meio a fortes tensões entre o governo brasileiro e o venezuelano.
Após as declarações do presidente Maduro sobre as urnas eletrônicas brasileiras, feitas na terça-feira (23/7), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na quarta-feira (24/7), cancelar o envio de servidores para acompanhar as eleições na Venezuela.