Sol dispara explosão gigante em direção à Terra nesta terça (14)

Nesta terça (14), o Sol lançou uma explosão de classe X, categoria dos eventos mais intensos. O fenômeno chegou ao auge às 3h40 no horário de Brasília e causou blecautes de rádio na parte da Terra que estava iluminada naquele momento. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Veja as fotos da aurora e da chuva de meteoros Perseidas juntas nos EUA e Canadá

Além da intensidade, o que torna esta explosão interessante é que ela ocorreu na mancha solar AR 3784, formação que vem chamando a atenção dos cientistas solares. É que ela quebra a chamada Lei de Hale, uma regra empírica que determina como deve ser a polarização nas regiões ativas do Sol. 

De forma resumida, a lei descreve que as regiões ativas nos mesmos hemisférios do Sol têm que ter a mesma polaridade principal magnética; já nos hemisférios opostos, a polaridade principal deve ser oposta. No caso, a mancha AR 3784 apresenta polarização diferente daquela indicada pela Lei, como se tivesse girado 90º. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Abaixo, você confere imagens da explosão capturadas pelo observatório Solar Dynamics, da NASA: 

Explosões solares como esta são erupções que ocorrem na superfície do Sol e liberam imensas quantidades de radiação. Elas acontecem quando a energia magnética acumulada na atmosfera solar é liberada de uma só vez, e podem vir acompanhadas por ejeções de massa coronal (CME).

As explosões são classificadas em categorias de acordo com sua intensidade: as da classe X são as mais fortes, e as da A, mais fracas. O evento desta terça (14) foi da classe X (forte), e a radiação emitida afetou as comunicações de rádio na Ásia e no oceano Índico. 

Ainda não está claro se houve uma ejeção de massa coronal junto com a erupção. Se houver uma CME, então íons estão viajando a caminho do nosso planeta e vão colidir com a magnetosfera terrestre, causando uma tempestade geomagnética e, com sorte, auroras boreais.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 🔥 DESPENCOU | Galaxy S24 Plus com 512 GB está muito barato
  • Série gratuita no YouTube ensina sobre IA, APIs e gestão de dados
  • Realme revela recarga de 320 W que carrega celular em 4 minutos
  • Após fim da Hello, criador do Orkut quer rede social que ‘traz o melhor de tudo’
  • AWS e Nexa abrem 10 mil vagas para capacitação grátis em Engenharia de Prompt
  • 🔥 BOM E BARATO | Mini projetor Android está com ótimo preço na Amazon
Adicionar aos favoritos o Link permanente.