Ajude cientistas a encontrarem buracos negros com este app grátis

Cientistas do Consórcio Holandês de Buracos Negros estão em busca destes objetos extremos e misteriosos, mas a tarefa não é nada fácil; afinal, a luz que denuncia a formação de um buraco negro desaparece rapidamente. Assim, eles criaram o Black Hole Finder, um app que permite que cientistas cidadãos e entusiastas os ajudem a encontrar possíveis buracos negros recém-formados.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 10 respostas para perguntas que você pode ter sobre buracos negros

O app funciona com imagens capturadas pelo telescópios BlackGEM, no Chile. Quando alguma onda gravitacional é detectada, os instrumentos começam a escanear o céu imediatamente em busca da luz emitida por quilonovas, explosões poderosas que ocorrem quando uma estrela de nêutrons se funde com um buraco negro, criando um de massa estelar. A luz delas é visível por no máximo uma semana. 

Por isso, é importante encontrar o quanto antes os candidatos a buracos negros em meio a “impostores”, como raios cósmicos que atingiram os detectores, satélites ou erros causados pelo processamento dos dados. Os pesquisadores contornam a questão com a ajuda de uma inteligência artificial, mas “pessoas são muito melhores em identificar padrões do que nossos algoritmos”, comentou Steven Bloemen, gerente de projeto dos telescópios. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

É aqui que entra o app. Ao acessá-lo, o aplicativo exibe as informações necessárias para as análises das imagens, e depois exibe três fotos: uma nova, uma antiga do mesmo local no céu e uma foto combinada, que mostra a diferença entre as duas. Depois, é só identificar se a foto mostra uma fonte de luz verdadeira ou falsa, e se não tiver certeza, é só escolher a opção “unknown” (“desconhecido”).

O usuário deve identificar se uma fonte de luz realmente veio de uma quilonova ou não (Imagem: Captura de tela/Black Hole Finder)

Segundo Bloemen, os usuários estão ajudando também a treinar os algoritmos a diferenciar as fontes reais das falsas com mais precisão, identificando possíveis buracos negros mais rapidamente. 

O Black Hole Finder foi desenvolvido pela Pocket Science e está disponível para dispositivos Android e iOS. Para usá-lo-lo na versão web, é só acessar o site do Black Hole Finder.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Por que carros sedan não têm limpador de vidro traseiro?
  • Galaxy S25 Ultra ganha nova certificação com detalhes de bateria
  • Musk fecha as portas do X/Twitter no Brasil e demite todos os funcionários
  • Por que há centenas de Tesla 0km abandonados em um matagal nos EUA?
  • AWS e Sebrae abrem inscrições para curso de IA generativa
  • Steam implementa grande mudança em seu sistema de reviews
Adicionar aos favoritos o Link permanente.