Carinhosos e companheiros! 5 motivos para você adotar um vira-lata

No Brasil, de acordo com o censo 2021 do IBGE, os pets estão presentes em mais de metade dos lares: são 54 milhões de peludos e, entre os cães, 42% não têm raça definida: são os populares vira-latas.

O termo foi criado para referir-se a animais abandonados, que passam os dias revirando lixeiras em busca de alimento. Atualmente, é usado para designar qualquer cão ou gato mestiçado.

Talvez o principal atrativo dos cães vira-latas seja o fato de que, por serem descendentes de acasalamentos espontâneos, que se repetem a cada geração, os peludos somam características de diversas raças que os tornam únicos.

Se você ainda não está convencido, elencamos alguns motivos para adotar um vira-lata:

Amor incondicional

Essa característica é mais um atributo canino, mas se revela de forma ainda mais especial nos cachorros com histórico de negligência, maus tratos e abandono – e, nesse caso específico, podemos incluir cães de raça pura que precisaram virar latas para sobreviver.

A sobrevivência na rua, em ambientes francamente hostis, revela a capacidade de adaptação dos cachorros, que precisam encontrar alimento e abrigo para descansar e se proteger do sol, do frio e do vento, além de escapar de agressões e acidentes, como quedas e atropelamentos.

Continue lendo no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.