iPhone 16 Pro | Confira o unboxing e primeiras impressões do Canaltech

Antes mesmo da chegada ao Brasil, o Canaltech teve acesso ao iPhone 16 Pro, modelo premium “mais simples” da nova geração de celulares da Apple. Trazendo novidades como o chip A18 Pro e um botão dedicado para as câmeras, o lançamento traz refinamentos que prometem melhorar a usabilidade e garantir ainda mais desempenho, enquanto proporcionam uma experiência aprimorada de fotografia. Confira as impressões dos nossos apresentadores e o vídeo completo a seguir! 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • iPhone 16 mostra nova troca de bateria mais simples e rápida em desmanche

Logo de início, Gabriel Rimi e Pedro Cipoli destacam a experiência básica do unboxing — além do telefone, estão inclusos na caixa apenas os manuais e um cabo USB-C para recarga e transferência de dados. Neste ano, a Apple removeu os adesivos de maçã tradicionais da marca, como parte dos esforços da companhia de reduzir os impactos ambientais.

Um aspecto importante destacado pela dupla é que, apesar do iPhone 16 Pro ter suporte ao padrão USB 3.2 Gen 2, com velocidade de transferência de até 1 GB/s, o cabo presente no pacote é limitado ao USB 2.0, de até 48 MB/s.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A própria presença de uma porta USB-C é outro ponto de atenção: mesmo não sendo uma novidade, já que a troca do conector Lightning foi realizada no ano anterior, é importante garantir que você possua um carregador compatível caso esteja vindo de um iPhone mais antigo.

Nossa unidade é a norte-americana, que não possui mais gaveta para chip SIM, exigindo que o usuário utilize um eSIM (o chip virtual). Não é preciso preocupação caso você pretenda comprar o iPhone 16 Pro no Brasil, já que o modelo nacional continuará permitindo o uso de chips físicos — a obrigatoriedade do eSIM na versão dos EUA só deve ser um ponto de atenção para quem pretende importar o celular.

Com início das vendas previsto para esta semana, o novo iPhone 16 Pro já chegou ao Canaltech (Imagem: Canaltech)

As principais novidades do aparelho começam pelas melhorias nas câmeras, que incluem a chegada do Camera Control. O recurso é baseado em um novo botão posicionado na região inferior da lateral direita do telefone, funcionando justamente como o nome sugere ao possibilitar diversos ajustes de câmera. Além de acesso rápido para fotos e vídeos, o maior diferencial da função é a presença de uma superfície sensível ao toque, que permite ajustes rápidos de zoom, contraste e outras configurações ao deslizar o dedo.

Há ainda integração com os recursos de IA do Apple Intelligence, que acaba sendo um aspecto problemático do smartphone, conforme comentam Gabriel e Pedro. A previsão de estreia desse pacote é o fim do ano, o que faz com que o iPhone 16 Pro chegue sem um dos pontos principais divulgados pela Apple no lançamento. A situação é ainda mais crítica no Brasil, considerando que o suporte da Inteligência Artificial da Apple para português é esperado apenas para 2025.

Com bordas mais finas, o iPhone 16 Pro traz uma tela maior que o iPhone 15 Pro, de 6,3 polegadas (Imagem: Canaltech)

Por outro lado, tivemos algumas boas melhorias: a bateria está cerca de 10% maior, e a tela cresceu de 6,1 polegadas do iPhone 15 Pro para 6,3 polegadas no iPhone 16 Pro, oferecendo maior aproveitamento do espaço graças às bordas menores e um corpo levemente maior. Fora isso, as câmeras são as mesmas presentes no modelo Pro Max, incluindo agora uma nova lente telefoto tetraprisma com zoom óptico de 5x para qualidade superior de zoom.

Junto ao restante da linha, o iPhone 16 Pro entra em pré-venda no Brasil nesta terça-feira (24). Você pode conferir o vídeo completo com as impressões do Canaltech no vídeo a seguir:

 

Não esqueça de se inscrever e acompanhar o Canaltech — teremos o review completo do iPhone 16 Pro em breve! Os vídeos são publicados de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, sábado, a partir das 14h, e domingo, a partir das 12h.

Também não deixe de acompanhar as redes sociais do Canaltech, buscando por @Canaltech em todas, de se inscrever em nosso canal no WhatsApp para estar sempre bem informado, e de conferir ofertas imperdíveis no CT Ofertas.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.