

Pastor alemão foi encontrado amarrado com fio elétrico e em situação de maus-tratos – Foto: Polícia Civil/ND
Um pastor alemão foi encontrado em condições de maus-tratos no município de Passo de Torres, no Extremo Sul de Santa Catarina, na última terça-feira (6). A ocorrência foi registrada no bairro Alto Feliz após uma denúncia anônima.
Segundo a Polícia Civil, no local, um cão da raça pastor alemão foi encontrado amarrado por um fio elétrico de aproximadamente 1,5 metro, preso no canto de um terreno e sem acesso visível a alimento, apenas à água suja.
O responsável pelo cão estava dentro da residência e saiu do imóvel somente após a entrada dos policiais civis. Ele foi preso em flagrante por maus-tratos a animais diante das condições constatadas no local e das declarações prestadas.
Pastor alemão foi encaminhado à proteção animal
O pastor alemão foi resgatado e as medidas cabíveis para a proteção do cão são adotadas em conjunto com voluntários da causa animal. O delegado de Polícia, Rafael de Chiara, titular da comarca de Santa Rosa do Sul, reforça que a posse responsável de animais domésticos é um dever legal e ético.
O delegado reforçou que é indispensável garantir aos animais condições adequadas de abrigo, de alimentação, de segurança e de cuidados veterinários. O descumprimento desses deveres pode configurar crime e é sujeito à responsabilização penal.