Manutenção de carro é um assunto que sempre rende. Algumas marcas são conhecidas e elogiadas por sua confiabilidade, enquanto outras vivem com chancelas (quase eternas) sobre a mecânica de seus veículos.
- BYD “assombra” Europa, desbanca Tesla e cresce quase 1.000% em um ano
- Ficar um tempão no pedágio pode ser bom para o bolso; entenda
Um bom exemplo disso é a Peugeot e a Citroën, que, ao chegarem ao Brasil, passaram por muitos problemas com seus consumidores, por conta da alta demanda de manutenção em seus carros. Porém, atualmente, ambas fazem parte do Grupo Stellantis, e utilizam a mesma configuração que os carros da Fiat. Mas mesmo assim seguem “conhecidas” por problemas mecânicos — sendo que a maioria deles nem existe mais.
Apesar disso, um carro necessitar de eventuais consertos e manutenções é comum. Mas quando é feito um trabalho de prevenção, com revisões em dia, é possível minimizar danos maiores.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Exatamente por isso que o influenciador automotivo espanhol Juliwheels fez a seguinte pergunta para diversos mecânicos: “Qual marca de carro dá menos problema?”. A resposta foi divulgada pelo jornal El Confidencial — e deve surpreender poucos.
Três empresas foram citadas ou mencionadas pelos mecânicos, sendo duas japonesas e uma alemã. Veja quais são os carros que podem “durar para toda vida”, segundo os mecânicos.
Honda
Entre as três montadoras, a Honda foi a menos citada. Porém, isso não a torna menos importante. Carros japoneses têm a fama de não dar problema, com poucas manutenções e mecânica confiável.

O modelo mais citado pelos mecânicos foi o Civic, que por muito tempo foi sucesso de vendas no Brasil — e segue até hoje entre os carros usados mais procurados, mesmo em versões com mais de 10 anos.
Apesar disso, hoje a marca oferece apenas a versão híbrida do sedã por aqui, que conta com um preço alto e baixa procura. Mas, claro, segue confiável.
Volkswagen
Apesar de alguns problemas recentes nos motores TSI, os carros da Volkswagen seguem como sinônimo de qualidade, de acordo com os mecânicos entrevistados por Juliwheels.

Os modelos mais novos são confiáveis, mas o destaque fica para os carros seminovos da marca, que são confiáveis, com mecânica simples e fáceis de cuidar.
Toyota
Maior montadora do mundo, a Toyota é a líder de vendas global com mais de 10 milhões de unidades comercializadas no ano passado. É o quinto ano consecutivo que isso acontece — e não é por acaso.

A montadora japonesa sempre foi o grande destaque quando o assunto é fazer veículos para a vida toda. Os veículos da Toyota contam com um conjunto bem estruturado, que necessita de pouca manutenção.
O Corolla é o principal porta-voz disso, sendo o carro mais vendido da história, com mais de 40 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo desde 1966.
Leia também:
- De quanto em quanto tempo preciso calibrar os pneus?
- Carro por assinatura: veja como funciona este serviço que só cresce no Brasil
Vídeo: Hidrogênio: o combustível do futuro? Conheça o carro que entrou para o livro dos recordes
Leia a matéria no Canaltech.