O que é a Área de Transferência do Windows?

A Área de Transferência do Windows reúne tudo aquilo que você copia e cola no computador, como textos e imagens. Nos Windows 11 e 10, a Microsoft otimizou o recurso para que seja utilizado inclusive para transferir informações entre dispositivos diferentes.

  • 10 dicas e truques para usar o Windows 11 melhor
  • Como ver a Área de Transferência do PC | Guia Prático

O que é a Área de Transferência do Windows?

A Área de Transferência não é uma exclusividade da Microsoft e está disponível em todos os sistemas operacionais modernos, incluindo o Android e iOS. É nessa área que o software reúne uma espécie de histórico de informações que você copiou com o botão direito do mouse ou com o comando Ctrl + C.

A lista é composta tanto por texto quanto por imagens e pode ser reaproveitada em outros momentos. Por exemplo, se você fez uma captura de tela para postar no X (antigo Twitter) e agora pretende colar no Paint para editá-la, basta acessar o histórico e colar o arquivo.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Área de transferência do Windows 11 (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)
Área de transferência do Windows 11 (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)

O recurso ainda é utilizado entre dispositivos: segundo a Microsoft, o Windows 10 e o Windows 11 realizam a sincronização entre dispositivos Windows para que você possa copiar uma informação no notebook e colar no desktop, entre outras possibilidades.

Além disso, a plataforma Seu Telefone, que mantém celulares com Android conectados ao computador, também sincroniza automaticamente os textos que são copiados nos dois aparelhos.

Para isso, o seu computador e os outros dispositivos precisam estar conectados à mesma conta da Microsoft e, dependendo do tipo do aparelho, pareados via Bluetooth.

Como acessar a Área de Transferência do Windows

A Área de Transferência das versões mais recentes do Windows dá para ser acessada com um simples atalho: basta pressionar as teclas “Windows” e “V” juntas. Em seguida, o sistema operacional vai exibir uma janela flutuante com tudo aquilo que você copiou recentemente.

Você também consegue limpar o histórico no botão “Limpar tudo” ou até fixar itens importantes, como um endereço de uma página da web que você volta e meia precisa acessar. 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Popó x Kleber Bambam | Como assistir à luta ao vivo?
  • Cromossomo Y está desaparecendo da espécie humana
  • Presença de chumbo em copo Stanley rende processos à empresa
  • 10 comandos legais para usar no Gemini
  • Os 10 filmes mais vistos da semana (24/02/2024)
  • Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.