De SC ao Vaticano: casal escreve mensagem no último adeus ao Papa Francisco

Imagem mostra casal, em viagem à Roma. Eles estão de óculos e posam para uma foto em frente Basílica. Casal escreveu mensagem no último adeus ao Papa Francisco

O casal está em viagem desde o dia 7 de abril e último destino do passeio foi a Itália – Foto: Divulgação/Bianca Censi Lana/ND

Os católicos começam a dar o último adeus ao Papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21). Para Bianca Censi Lana, de 29 anos, e o marido, Cleiton Hostin Lana, de 32 anos, a despedida foi ainda mais emocionante.

Moradores de Gaspar, no Vale do Itajaí, o casal, estava em viagem desde o dia 7 de abril. A última parada do passeio seria Roma, na Itália. No dia que chegariam na cidade, tiveram a notícia do falecimento do Papa. “Foi um sentimento de tristeza e sabíamos que com isso todo o roteiro iria mudar”, lembrou Bianca.

O adeus ao Papa Francisco

Conforme Bianca, na saída da Basílica Santa Maria Maggiore, havia um local com uma foto de Francisco, flores e um livro para homenagens. Ela conta que ficou mais de uma hora na fila para conseguir escrever e dar o último adeus ao Papa Francisco.

“Havia gente do mundo todo. Eu senti no meu coração naquele momento que precisava escrever algo e que fosse o que eu estava sentindo, pois pra mim ele foi um exemplo de fé e humildade”.

Bianca e Cleiton escrevem mensagem dando o último adeus ao Papa Francisco – Foto: Divulgação/Bianca Censi Lana/ND

Na folha em que Bianca escreveu a mensagem, outras declarações também preencheram o papel. Elas foram escritas em inglês e, logo abaixo, a da brasileira, em português.

A moradora de Gaspar, também escreveu pelos seus conterrâneos. Bianca diz que naquele momento, sentiu de deixar registrada a mensagem não apenas por ela, mas pelos fieis da sua cidade.

“Santo Papa, agradecemos pelo seu exemplo de fé e humildade. Sua luz continua a nos guiar. Que Deus o abençoe sempre. Com carinho e oração, Bianca Censi Lana, Cleiton Hostin Lana e todos os fieis gasparenses”.

A mensagem da brasileira se uniu à outras nacionalidades, que também sentiram e sentem pela morte de Francisco. “Que você descanse em paz. Minha frase favorita do Papa Francisco (Não existe inferno, apenas céus difíceis)”.

“Querido Papa. Agradeço por tudo e desejo-lhe uma vida de paz no céu – atenciosamente”.

Casal de Gaspar escreveu uma mensagem de despedida para o religioso – Foto: Divulgação/Bianca Censi Lana/ND

Emoção tomou conta

A gasparense conta o que sentiu ao estar no espaço de fé. “Eu nem acredito que estive aqui. Foi algo surreal, pois aquele lugar já tinha uma energia muito forte, sei que para o resto da minha vida, talvez nunca mais eu viva algo assim parecido”, contou emocionada.

Ao compartilhar as fotos em tempo real com a família, foi difícil conter as lágrimas. “É um privilégio estar vivendo um movimento histórico. Com toda certeza um dos momentos mais marcantes da minha vida estar aqui e poder viver isso”.

Bianca e Cleiton souberam na viagem que Papa Francisco havia morrido – Foto: Divulgação/Bianca Censi Lana/ND

A chegada do corpo de Francisco

Bianca e Cleiton também conseguiram acompanhar a chegada do corpo do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano. “Foi comovente. Um sentimento de união espiritual e humana, onde milhares de pessoas estão ligadas pela fé”.

“Meus olhos viram um corpo, mais meu coração via a história de um homem que guiou milhões com palavras gestos e oração. Chorei não só de tristeza, mas de gratidão. Me senti pequena, mas ao mesmo tempo conectada com algo eterno no meu coração”.

Veja o vídeo


Bianca conseguiu registrar o momento que o corpo de Papa Francisco chegou na Basílica de São Pedro – Vídeo: Divulgação/Bianca Censi Lana/ND

Coincidência ou não…

Na viagem, uma das vontades de Bianca e Cleiton, era conhecer as Portas Santas, que são consideradas especiais em algumas basílicas papais de Roma, pois são abertas pelo papa para marcar o início e o fim do Ano Santo (Jubileu).

“A Basílica Santa Maria Maggiore ficava a 260 metros do nosso hotel e é um dos lugares que tem uma Porta Santa e incrivelmente foi onde o Papa Francisco escolheu ser sepultado”.

“Eu, Bia, vejo ele como um papa, que preferiu ser fiel ao Evangelho do que às expectativas humanas. Incomodou alguns, inspirou muitos, mas acima de tudo, ecoou nos corações que ainda acreditam numa fé viva. Talvez não tenha agradado a todos, mas tocou os que precisavam de esperança e isso já é mais do que suficiente para deixar sua marca na história da fé e do amor”, finaliza.

Velório

A cerimônia de velório segue aberta ao público até sexta-feira. Após o sepultamento, será iniciado um período de nove dias de luto e orações. A Conclave, processo para a eleição do novo Papa, deverá ocorrer entre 15 a 20 dias após a morte do pontífice, reunindo os cardeais eleitores no Vaticano.

Casal concedeu entrevista à NDTV Record

Bianca e Cleiton participaram ao vivo do programa Ver Mais Blumenau, da NDTV Record, nesta quinta-feira (24). Acompanhe a entrevista completa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.