O Hulk é um dos Vingadores mais poderosos, com sua força não sendo rivalizada por quase nenhum aliado ou oponente. Porém, isso não significa que o super-herói não encontre desafios contra certos inimigos ao longo da sua carreira nas HQs da Marvel.
- 10 personagens mais poderosos da Marvel em 2025
- Conheça as 11 cores diferentes do Hulk e qual a principal característica de cada
Além disso, ele é um dos únicos heróis que teve uma ampla atuação dentro das histórias em quadrinhos: ele já agiu na Terra, em realidades alternativas e até mesmo em outras galáxias. Logo, oponentes ainda mais poderosos se apresentaram e mostraram que nem mesmo os músculos de Banner seriam o suficiente para dar conta da situação.
Com base no conteúdo da Comic Book Resources, nós do Canaltech trouxemos os 6 inimigos mais fortes do Golias Esmeralda. Aqueles que não apenas aguentam o tranco de enfrentar o Hulk no seu ápice, mas que também podem devolver um soco com um poder de destruição similar — ou até, em alguns casos, superior.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
6. O Louco
Irmão do Líder, o Dr. Philip Sterns foi apresentado em Incredible Hulk #362 (1989) como um físico nuclear obcecado pelo Golias Esmeralda. Na sua cabeça, Bruce Banner roubou a ideia de sofrer os impactos da radiação gama e que na verdade ele deveria ser o super-herói.
Desta forma, somos apresentados ao Louco — um vilão que odeia o Hulk com todas as suas forças, neste caso literalmente. Além de ter uma força assustadora, ele tem outro poder que garante certa vantagem: se transformar em qualquer pessoa que desejar, se tornando impossível de localizá-lo em meio a multidões.

5. Abominável
Falando em inimigos que podem rivalizar a força e poder do Hulk, não é possível ter uma lista sem a presença do Abominável. Emil Blonsky surgiu pela primeira vez em Tales of Astonish #90 (1959) como um espião que foi exposto à mesma radiação gama que transformou Bruce Banner.
Ainda que seus músculos demonstrem o quanto o personagem tem força, é importante mencionar que ela aumenta conforme o vilão sente raiva. Isso dá um contraste muito interessante com o próprio herói, já que ambos podem ficar mais poderosos conforme lutam e atingirem patamares maiores.

4. Hulk Vermelho
O General Thaddeus Ross foi introduzido em Incredible Hulk #1 (1962), como um inimigo tático do Hulk — se tornando uma verdadeira pedra no sapato do herói e de Bruce Banner por décadas. Porém, apenas em Hulk #1 Vol.2 (2008) que houve sua primeira aparição como a versão rubi do Vingador.
Além de possuir uma força similar, o Hulk Vermelho ainda tem um agravante que é um superaquecimento corporal que piora conforme ele fica com raiva — o que pode atingir níveis alarmantes e queimar o ambiente ao seu redor. O agora anti-herói deu muito trabalho, mas hoje está mais preocupado em ajudar os outros a salvar o mundo.

3. Fanático
O Fanático surgiu em X-Men #12 (1965) como um dos principais inimigos dos mutantes e de Charles Xavier — seu irmão. Através de uma entidade mística, ele obteve a habilidade de não ser parado por absolutamente nada, nem mesmo pelos Vingadores ou pelo Hulk.
Em embates contra Bruce Banner ele já mostrou ter mais cartas na manga, como a habilidade de criar campos de força que impedem o ataque do super-herói. Ou seja, se torna um grande desafio para qualquer personagem que tenha um poder físico. Para atacar, basta correr com determinação. Para defender, um escudo místico. Um embate injusto, mas que representa seu grau de periculosidade.

2. Thanos
Vamos ser diretos, Thanos é um grande desafio não apenas para o Hulk, mas para qualquer outro membro dos Vingadores e de diversos grupos de heróis. Ele é um dos inimigos mais perigosos que temos, rivalizando com qualquer um mesmo sem utilizar o poder das Jóias do Infinito.
O Titã Louco apareceu pela primeira vez em The Invincible Iron Man #55 (1973), mas logo se tornou um verdadeiro ícone de maldade dentro das HQs da Marvel. Curiosamente, no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), o primeiro personagem a confrontá-lo em Vingadores: Guerra Infinita (2018) é justamente o Hulk — que tomou uma surra daquelas e foi derrotado rapidamente.

1. Zeus
Inspirado por Kratos de God of War, Hulk também subiu ao Monte Olimpo com toda a sua fúria para encarar Zeus e seus trovões. Na HQ Incredible Hulk #622 (2011), o personagem descobre que apesar de sua grande força, encarar um deus grego pode trazer um desafio que está um pouco acima de seu nível.
Ainda que os dois tenham lutado, a motivação do Golias Esmeralda era louvável: ele só queria salvar seus amigos através do poder de cura do panteão da Grécia. Porém, ao invés de pedir educadamente, ele ofendeu uma grande parte delas e logo conseguiu provocar uma briga que não estava pronto para encarar. Pelo visto, apenas Loki pôde ser chamado de “deus fraco”.

A força de Hulk
Como mencionado anteriormente, a força de Hulk aumenta conforme o personagem sente raiva. Ou seja, ainda que ele tenha passado por problemas com cada um destes inimigos, alguns conseguiram ser vencidos através da fúria que o herói reúne durante os conflitos.
Entre os inimigos mais fortes que ele já enfrentou nas HQs, temos:
- Zeus
- Thanos
- Fanático
- Hulk Vermelho
- Abominável
- O Louco
Leia também no Canaltech:
- 10 melhores quadrinhos de todos os tempos
- 8 Vingadores péssimos que merecem uma segunda chance
- 8 heróis da Marvel batizados com os nomes mais cretinos e indecentes
Leia a matéria no Canaltech.