Depois de um dia de tensão no mercado norte-americano por causa do recuo do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e de dados de emprego que vieram abaixo do esperado, os principais índices das bolsas de valores de Nova York operavam em alta na abertura do pregão desta quinta-feira (1º/5).
Ao contrário do mercado brasileiro e da maioria das bolsas de valores da Europa e da Ásia, que estão fechadas neste feriado do Dia do Trabalhador, o pregão em Wall Street funciona normalmente.
O que aconteceu
- Por volta das 11h30 (pelo horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,79%, aos 40,9 mil pontos.
- Já o S&P 500 registrava ganhos de 1,26%, aos 5,6 mil pontos.
- O Nasdaq, que reúne ações de empresas do setor de tecnologia, tinha a maior alta do dia: 2,06%, aos 17,8 mil pontos.
Tecnologia em alta
As bolsas dos EUA eram puxadas pelo otimismo dos investidores com o setor de tecnologia e inovação, após os fortes resultados obtidos por duas gigantes – Microsoft e Meta (controladora de Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads).
As ações da Microsoft disparavam 9,6% depois da divulgação de uma projeção robusta de crescimento da companhia. Os papéis da Meta, por sua vez, tinham alta de 4,85%.
Entre os setores do S&P 500, tecnologia liderava os ganhos no pregão, com alta de 2,84%, seguida por comunicação (1,87%) e consumo (1,42%).
Seguro-desemprego
Os investidores também repercutem dados do mercado de trabalho nos EUA.
Os pedidos iniciais de seguro-desemprego no país somaram 241 mil na semana encerrada em 26 de abril, acima das estimativas do mercado (de 225 mil).