Com 200 mil GPUs, supercomputador de Elon Musk exige energia de 300 mil casas

O supercomputador de Elon Musk, xAI Colossus, já está em operação e segue rumo à segunda fase. Começando com 100 mil GPUs NVIDIA H100 há quase um ano, a máquina dobrou a quantidade de componentes em fevereiro de 2025, sendo necessários 300 MW de energia da cidade de Memphis, o suficiente para alimentar 300 mil casas. O plano do bilionário é de conseguir 1 milhão de GPUs no futuro.

  • O que é supercomputador?
  • Supercomputadores vs Computadores Quânticos

O xAI Colossus precisa de 150 MW em seu estágio atual, com 200 mil GPUs. Para isso, a prefeitura de Memphis disponibilizou uma nova subestação de energia. Para backup, já que um supercomputador não pode parar, existe um adicional de 150 MW de baterias da Tesla para ajudá-lo a se manter operando em momentos de falta de energia ou “eventos de resposta à demanda durante os períodos de pico de demanda da rede”.

Moradores são contra o supercomputador

O lançamento inicial do supercomputador de Elon Musk aconteceu sem demandar esse tanto de energia, já que usava geradores com turbina e gás natural. Rumores apontam para 14 deles, cada um gerando 2,4 MW, e ficavam no terreno aonde está a máquina. Em abril, moradores da região reclamaram dizendo que haviam 35 turbinas, gerando poluição nociva a quem tem doenças respiratórias e “certos tipos de cancer”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A construção do supercomputador xAI Colossus foi feito em tempo recorde (Imagem: xAI/Divulgação)

Apesar da subsestação já estar fornecendo os 150 MW necessários para o funcionamento do xAI Colossus, algumas dessas turbinas ainda devem ficar no local para começar a preparação para a segunda fase, que vai, mais uma vez, dobrar o número de GPUs NVIDIA H100 e a quantidade de energia necessária.

Um rumor do fim de 2024 aponta para planos de equipar o supercomputador com 1 milhão de GPUs para IA. Ao que tudo indica, Elon Musk já estaria atrás de fundos para tornar isso possível. A preocupação que fica, no entanto, é sobre a quantidade de energia elétrica necessária, podendo até comprometer o abastecimento da região de Memphis.

Veja mais do CTUP:

  • 3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025
  • O que eram wait states e por que eles “freavam” o desempenho do PC?
  • Review WD Black SN770 | SSD gamer para quem quer desempenho sem gastar muito

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.