Monitoramento de obras do OSB Brusque amplia atuação em 2025

O setor de Monitoramento de Obras Públicas do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) ampliou sua atuação em 2025. Nos primeiros quatro meses do ano, foram realizados 69 monitoramentos, contra 51 no mesmo período de 2024 — um crescimento de mais 35% no número de vistorias.

O aumento no volume de visitas técnicas foi possível com o reforço na equipe, que passou a contar, desde janeiro, com o engenheiro civil Lucas Folchini, formado pela Univali (2021), com experiência em construções de médio e alto padrão em Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema. Ele se junta ao arquiteto e urbanista José Gamba Júnior, que já atua na área técnica do OSB Brusque e segue contribuindo com a análise e acompanhamento das obras monitoradas.

“É com imensa satisfação que integro a equipe. Um exemplo disso é o acompanhamento da ampliação da Beira Rio. Em um curto espaço de tempo, essa experiência tem me permitido não apenas aprofundar meu conhecimento sobre a cidade onde resido há um ano e contribuir para seu desenvolvimento, mas também compreender a importância vital do Observatório para a comunidade e a gratificação que advém do trabalho voluntário”, afirma o engenheiro.

Abrangência

O monitoramento de obras é uma das frentes mais técnicas do OSB Brusque. A iniciativa tem como objetivo acompanhar o andamento das construções públicas para garantir que sejam executadas com qualidade, dentro dos prazos e conforme os contratos firmados. O trabalho busca prevenir desperdícios, fortalecer a gestão pública e assegurar o bom uso dos recursos da população.

Dos 69 monitoramentos em andamento, 34 são em Brusque, 24 em Guabiruba e 11 em Botuverá. As obras em execução representam mais de R$ 115 milhões em investimentos na região.

Fundado em 2011, o Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos e sem vínculos partidários, que tem como missão contribuir para a boa aplicação dos recursos públicos. Suas ações envolvem o monitoramento de obras, licitações e contratos públicos, além de iniciativas de educação fiscal e cidadania em escolas. Atualmente, atua nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, contando com o trabalho voluntário de profissionais e apoio de seus mantenedores.

Pessoas interessadas em atuar como voluntárias ou apoiar financeiramente a instituição podem entrar em contato com o OSB Brusque pelo WhatsApp (47) 99126-7087.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.