As fortes chuvas que atingiram regiões da Argentina na sexta-feira (16/5) e no sábado (17/5) deixaram ao menos 2,5 mil pessoas desabrigadas. Em algumas localidades, os volumes de água ultrapassaram os 400 milímetros. Ao menos dez cidades foram evacuadas. Apesar da gravidade da situação, não há registro de vítimas. As informações são do Buenos Aires Herald.
Vídeo de chuva na Argentina:
A capital Buenos Aires recebeu 170 mm de chuvas desde a sexta-feira. O total é quase do dobro da média esperada para março. Agentes do município reportaram apenas pequenos danos decorrentes das chuvas.
A defesa civil da província de Buenos Aires recomenda que a população evite trafegar no norte da estrutura administrativa. Por causa do acumulado de chuva, há bloqueios em oito rodovias e interdições em algumas localidades.
Diante da situação, as autoridades do país divulgaram um alerta sobre chuvas com recomendações de cuidados para a população. As orientações são, por exemplo:
- Evitar trafegar em uma rua alagada;
- Não manipular dispositivos elétricos que estejam em contato com a água;
- Depositar o lixo em recipientes que assegurem que os resíduos não cheguem às galerias pluviais para evitar entupimentos.
As chuvas que ocorreram na Argentina tiveram relação com um bloqueio atmosférico combinado com uma frente quente na região. Novos temporais podem ocorrer deste sábado em diante em decorrência do avanço de uma frente fria que pode levar à ocorrência de ventos e granizo.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, neste sábado, um alerta sobre chuvas para o domingo (18/5). O aviso é o menos grave, mas, ainda assim, as autoridades ressaltam o risco de elevação nos níveis de córregos e pequenos rios, causando transtornos nas regiões ribeirinhas.